sexta-feira, 13 de março de 2015

Terrorista Cesare Battisti é solto em São Paulo

*Fonte: Veja.
Justiça acatou um pedido de habeas corpus feito pela defesa do italiano. Battisti deixou a
Superintendência da Polícia Federal na capital paulista acompanhado de Eduardo Suplicy


                    O terrorista italiano Cesare Battisti foi solto na noite desta quinta-feira após permanecer por quase sete horas preso na carceragem da Superintendência da Polícia Federal de São Paulo. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região de Brasília acatou um pedido de habeas corpus feito pela defesa do italiano. Acompanhado do secretário municipal de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy, e do advogado, Igor Tamasauskas, ele deixou o prédio da PF com um sorriso no rosto e foi para casa de táxi. Orientado por seus advogados, Battisti, que foi preso por volta das 17 horas e liberado às 23h45, não falou com a imprensa.
                    O alvará de soltura foi assinado pelo desembargador Cândido Ribeiro. Na decisão, o magistrado determina a "liberdade imediata" do italiano sob o argumento de que não compete à Justiça Federal ser "instância revisora dos atos impugnados" pelo Supremo Tribunal Federal e pela Presidência da República. Condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos, ele vive em liberdade no Brasil por uma decisão vergonhosa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que rejeitou um pedido de extradição feito pelo país europeu. No final do mês passado, a juíza federal Adverci Rates Mendes de Abreu, da 20ª Vara do Distrito Federal, considerou que o visto de permanência do italiano como refugiado político havia sido concedido de forma ilegal e determinou que ele fosse deportado para a França ou o México, país onde ele chegou a morar antes de vir para o Brasil.
                    O advogado de Battisti classificou a decisão da juíza como "absolutamente absurda" e disse que vai acionar "as vias correcionais" contra ela. "Entendemos que foi feita a justiça com a celeridade que o caso precisava e agora acreditamos que as coisas entrem nos eixos", avaliou Tamasauskas, um pouco antes de o italiano ser liberado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário