quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Por que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró foi preso

*Fonte: Época.
Acusado de continuar a praticar crimes, o ex-executivo foi detido ao desembarcar no Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira (14)


                    O ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, foi preso na madrugada desta quarta-feira (14) ao desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, de um voo vindo de Londres. O Ministério Público Federal (MPF) justificou o pedido de prisão afirmando que "há fortes indícios de que ele continua a praticar crimes". Cerveró já é um dos réus investigados pela Operação Lava Jato. Além da prisão, houve também um mandado de busca e apreensão na residência do executivo e seus familiares. Após a prisão no Rio de Janeiro, ele foi levado para a Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, onde a investigação da Operação Lava Jato é conduzida.
                    A Operação Lava Jato investiga um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou, segundo a Polícia Federal, mais de R$ 10 bilhões. Dentro do esquema, o ex-diretor da Petrobras é acusado de recebimento de US$ 30 milhões em propinas em contratos de sondas de perfuração de águas profundas no Golfo do México e na África. Ele também é investigado na compra da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). Por isso, Nestor Cerveró se tornou réu pela participação em crimes de corrupção contra o sistema financeiro nacional e lavagem de capital entre 2006 e 2012, conforme a denúncia aceita em 17 de dezembro pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Lava Jato na primeira instância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário