segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Em SP, OAB divide opiniões; alunos reclamam de "burocracia"

*Fonte: terra.
                    O exame da segunda fase da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi aplicado na tarde deste domingo em todo o país. Na cidade de São Paulo, muitos alunos reclamaram do conteúdo da prova, outros da burocracia que se tornou o exame. Por outro lado, alguns estudantes se deram bem e saíram confiantes por uma aprovação.
                    Para ser aprovado nesta segunda e última etapa, o candidato deve tirar a nota mínima seis na prova, que é composta de quatro questões práticas sob a forma de situações-problema e uma peça profissional valendo cinco pontos sobre tema da área jurídica de opção do examinando. São as opções: direito administrativo; direito civil; direito constitucional; direito do trabalho; direito empresarial; direito penal; ou direito tributário.
                    Quem fez a prova de direito tributário não saiu muito satisfeito com o resultado. "Não estava difícil, mas caiu recurso, algo que nem eu e nem ninguém estudou. Os próprios professores dos cursinhos nos orientaram a não estudar recurso porque não ia cair. Eles (OAB) passaram muita gente para segunda fase a gora têm que cortar. O que dá a entender é que tem uma quota", afirmou Paulo Cezar dos Santos, 34 anos, que fez a prova da segunda fase da ordem pela primeira vez. "Eu estava preparado para todas as peças, mas não pra recurso", completou.
                    Outra estudante que preferiu não se identificar, reclamou que o exame da ordem se tornou um "mercado, puramente comercial". "Esse exame virou um comércio, que reúne os cursinhos, os professores e a OAB. É muita burocracia. Muitas pessoas passaram pra segunda fase e agora deixaram a prova mais difícil para fazer a chamada 'peneira'", afirmou.
                    Eduardo de Sousa, 26 anos, também prestou direito tributário e afirmou que o sistema de provas deveria ser mudado. "Na própria faculdade deveriam segurar quem não está preparado. Tem que ter uma prova antes de fazer o exame da ordem", afirmou.
                    Diferente dos que prestaram o tributário, os estudantes que fizeram as provas do penal e civil se saíram bem. "Não caiu nada impossível de fazer. Havia uma questão mal escrita , mas acho que deu para passar. O grande problema é a correção, que nós nunca sabemos o que vai acontecer. Da última vez eu achava que tinha ido bem, mas não fui", afirmou Beatriz Ramos, 24 anos, que fez a prova da segunda fase pela segunda vez, na área do direito penal.
                    Juliana Caldeira Lima, 27 anos, que fez o exame na área civil, também achou que a prova não estava difícil. "Caiu tudo o que eu esperava, mas isso é uma tortura. O que vemos na prova e o que realmente é na prática é muito diferente, vejo pela minha mãe que é advogada", afirmou.
                    A divulgação do padrão de respostas da prova prático-profissional será feita no site da OAB no dia 5 de novembro, e o resultado preliminar se dará no dia 8 de novembro. O prazo recursal para questionar o resultado preliminar da segunda fase será de 8 a 11 de novembro deste ano.

Um comentário:

  1. FIZ A PROVA DE TRIBUTÁRIO. FUI PRA LÁ PENSANDO QUE SABIA TUDO, POIS ESTUDEI DEMAIS...MUITOS DIAS SEM LAZER, SEM SAIR DE CASA...DEITAVA DE MADRUGADA,RESPIREI, ALMOÇEI E JANTEI COM DIREITO TRIBUTÁRIO...QUANDO LÍ A PEÇA, VÍ QUE O ENUNCIADO, NÃO INDICAVA NENHUMA DAS PEÇAS QUE APRENDÍ NO CURSO PREPARATÓRIO (DE RENOME NACIONAL)E NEM NOS LIVROS QUE COMPREI PRA ESTA SEGUNDA FASE. ENTÃO FIZ APELAÇÃO. E MESMO ASSIM, USEI O CPC, E OS CONHECIMENTOS DE BACHAREL EM DIREITO E PÓS GRADUADA EM DIREITO PÚBLICO.FOI HORRÍVEL, ME SENTÍ PERDIDA, MAS FIZ A PEÇA ASSIM MESMO E CONSEGUÍ FAZER TODAS AS QUESTÕES QUE AINDA POR CIMA, TEM A) e B) PRA RESPONDER. ESTOU EXAUSTA, CANÇADA! NÃO SEI O QUE FAZER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir