sábado, 10 de março de 2012

Luís Cláudio e secretário-geral da OAB Federal palestram em Fórum de Diretores de Cursos de Direito

*Fonte: OAB/MG.
                    O presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves, participou da abertura oficial do 1º Fórum Mineiro de Diretores e Coordenadores de Cursos de Direito – “Avaliação Institucional, Gestão de Pessoas e Gestão Administrativa nas Instituições de Ensino Superior”. O evento, promovido pela Comissão de Educação Jurídica da seccional, está sendo realizado no plenário da OAB Minas.
                    Durante seu pronunciamento, Luís Cláudio disse que a realização de um evento dessa natureza, com a presença de representantes de várias faculdades do Estado, denota uma preocupação, da OAB e instituições de ensino, com a qualidade dos cursos de direito.
                    Luís Cláudio ainda salientou sobre o Exame de Ordem e disse que o exame unificado estabelece a credibilidade do sistema e da instituição que é a Ordem e disse “temos que buscar sempre a qualidade do Exame, pois é o meio dos advogados entrarem na Ordem”.
                    Em seguida, o presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB/MG, Mateus Simões de Almeida, fez uso da palavra e agradeceu a presença de todos. Ele disse que a proposta do fórum é esclarecer, debater e aprimorar o trabalho das comissões de avaliação a partir da interação das instituições de ensino superior, de modo a fazer circular os objetivos e as políticas de supervisão do ensino nos cursos de direito do estado de Minas.
                    Já o secretário-geral da OAB Federal, Marcus Vinícius Furtado Coêlho participou do segundo bloco de palestras. Durante sua fala, ele disse que o Exame de Ordem tem que ser de dificuldade intermediária, ou seja, “não pode ser tão fácil que não avalie o conhecimento dos alunos, mas também não pode ser como um concurso público, onde se seleciona apenas os melhores. Por isso defendo que ele tem que ser intermediário para dar oportunidade a todos”.
                     Logo após, foi debatido o tema “A Avaliação dos Cursos de Direito e a Classificação dos Livros Jurídicos” com os palestrantes, Felipe Chairello (professor do Mackenzie São Paulo) e o vice-presidente da Comissão de Educação Jurídica, Regis André.
                    À tarde, os trabalhos foram retomados, sendo que foram abordados os temas “Órgãos de Financiamento e fomento à Pesquisa e o Trinômio Pesquisa, Ensino e Extensão”, “Direito das Instituições de Ensino e Contratos de Trabalho de Professores”, “Gestão de Pessoas e Gestão Administrativa nas Instituições de Ensino Superior”, e “OAB e os Cursos de Direito – Um Novo Momento de Colaboração e Construção da Educação Jurídica em Minas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário