sexta-feira, 23 de março de 2012

Dependência Química: um enigma que precisa ser decifrado

*Fonte: Colégio Marista - Varginha/MG.

"Com esse título o Colégio Marista de Varginha abre uma série de debates em torno das diversas dependências químicas que rondam adolescentes e jovens a todo o momento.

O Promotor de Justiça e Professor Dr. Leandro Pannain Rezende, atendeu ao convite do Colégio, e na manhã desta sexta-feira, 23-03, falou para cerca de 150 pais sobre as várias formas de dependência química. Ele iniciou a palestra lembrando o enigma de uma Esfinge Mitológica que precisava ser decifrado para que a vida prosseguisse. Trouxe para o presente outro enigma que é a dependência química. Este, longe de ser um mito se faz presente em todas as classes sociais e compromete a saúde e até a própria vida de suas vitimas.

O tempo não foi suficiente para abordar as drogas ilícitas, porém o álcool, droga lícita e de fácil acesso aos adolescentes e jovens, foi bastante explorado. Em sua fala destacou as principais causas e consequências do alcoolismo.

A preocupação do Colégio Marista em abordar esse tema, é a certeza de que cada vez mais o tempo se torna menor para agir. É constatado que quanto mais cedo o indivíduo ingere o álcool maior possibilidade ele tem de se tornar um dependente.

A palestra que seria de uma hora se estendeu devido à seriedade e necessidade de conhecimento sobre o assunto. Ficou claro que os pais e familiares sentem necessidade de orientações no trato com as mais diversas situações que exigem posicionamento seguro para com os filhos. Assim, a Direção do Colégio pretende dar continuidade as palestras para os familiares e promoverá, também, momentos junto aos estudantes.

O convite foi feito a todas as famílias dos estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário