domingo, 11 de março de 2012

Colégio de Presidentes de Subseções reúne-se pela primeira vez neste ano

*Fonte: OAB/MG.

                    Com um comparecimento de mais de 160 representantes das Subseções do Interior de Minas, foi realizada, no dia 9 de março último, a primeira reunião de 2012 do Colégio de Presidentes. O evento foi aberto pelo presidente Luis Cláudio, à frente de uma mesa de honra que teve a presença do diretor de Departamento de Apoio às Subseções, Adriano Cardoso; do procurador geral da Ordem, Jorge Neder; de Ivone Regina, da Subseção de Sacramento, representando todos os conselheiros seccionais, Larissa Perez Carvalho Porto, presidente da Subseção de Machado, representando os presidentes de Subseções; Miguel Poggiali Gasparoni, presidente da Subseção de Ubá; Helena Delamonica, secretária-geral adjunta da Seccional; Carlos Schirmer Cardoso, presidente da Comissão de Exame de Ordem; Marcus Vinícius Furtado Coêlho, secretário-geral do Conselho Federal da Ordem; Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, diretor tesoureiro; Sérgio Murilo Braga, secretário-geral; presidente e tesoureiro da CAA/MG, Walter Cândido dos Santos e Lúcio Aparecido Sousa e Silva; Sérgio Leonardo, diretor do Departamento de Comunicação; Cintia Ribeiro de Freitas, vice-presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas.
                    Após dar as boas vindas aos presentes, Luis Cláudio informou que a direção da Seccional tem procurado trabalhar em prol da valorização da advocacia e do engrandecimento da Justiça em Minas. “Os desafios são muitos, temos conseguido algumas vitórias, mas estamos longe ainda do ideal de Justiça que pretendemos para nosso estado”, afirmou ele. Informou que a entidade vem conquistando algumas vitórias importantes. Uma delas refere-se ao pagamento dos dativos que, segundo ele, só foi possível graças à união dos advogados, aqueles que pararam de atender e forçaram a que o Estado tomasse a providência de firmar um convênio com a Ordem e efetuar o pagamento dos valores devidos.
                    Outro assunto importante abordado pelo presidente é a nova postura da Justiça do Trabalho para com o atendimento ao advogado, “graças aos esforços de profissionais como Antônio Fabrício, Isabel Dorado e tantos outros valorosos colegas que possibilitaram que a Justiça trabalhista nos conceda hoje outro tipo de tratamento” elogiou.
                    Informou também que o programa de revitalização das Salas dos Advogados está em fase final, tendo sido já concluído o trabalho em mais de 160 Salas, com a entrega de 460 computadores, somente neste ano. Falou da influência da Seccional mineira para a constitucionalização do Exame de Ordem unificado, fato amplamente reconhecido pela direção do Conselho Federal. Na manifestação feita em Brasília em defesa do CNJ, Minas compareceu com a maior delegação do país, propiciando logo em seguida a votação de apoio à instituição, “fruto de um trabalho maravilhoso de vários colegas nossos.”
                    E prosseguiu: “Temos a perspectiva de termos o fim do jus postulandi na Justiça do Trabalho; a implantação da interiorização da Justiça Federal, com várias comarcas aquinhoadas, graças ao trabalho do juiz Itelmar Raidan, uma parceiro da Ordem; estamos trabalhando em questões internas administrativas, para que as Subseções tenham mais recursos.” Finalizando informou a criação da “TV OAB” que foi lançada durante o evento, com a realização de inúmeras entrevistas com presidentes do Interior e que serão divulgadas através da Internet.
                    Em seguida fez uso da palavra o diretor secretário, Sérgio Murilo Braga, que transmitiu informações relacionadas a questões administrativas para as quais são desenvolvidos esforços com o objetivo se alcançar uma gestão eficiente e descentralizada.
                    A secretária adjunta, Helena Delamonica, usou da palavra para relacionar as Subseções que completam 80 anos neste ano, solicitando que seus dirigentes entrem com contato com a Seccional para ajustar as providências necessárias às devidas comemorações naquelas cidades.
                    Antônio Fabrício, diretor tesoureiro, esclareceu que “há quatro anos a anuidade da Ordem está congelada e é hoje a mais baixa do país, o que faz com que a tesouraria trabalhe de forma rígida e apertada.” Informou que foi liquidada a dívida que existia com o Conselho Federal, através da conversão do crédito existente em auxílio para a construção de sedes. Esclareceu sobre a nova modalidade de pagamento através de cartão de crédito, que permite o parcelamento em até quatro vezes, sem juros. Finalizou dando várias informações de ordem administrativa relacionadas às Subseções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário