segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Nove em cada dez são reprovados no Exame da OAB no Amazonas

*Fonte: D24am.
O índice de aprovação ao teste no Estado ficou abaixo da média nacional.
                    Manaus - No Amazonas, nove em cada dez candidatos ao Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), são reprovados nas duas fases do certame e não conseguem autorização para exercer a profissão de advogado, segundo dados da OAB-Seção Amazonas.
                    O índice de aprovação no Estado ficou abaixo da média nacional, com 8,7% de candidatos aprovados nas duas fases do exame obrigatório, divulgou na sexta-feira, 23, o portal de notícias IG na internet. O índice é um pouco inferior aos dados divulgados pela OAB-AM, que contabiliza 9,2% de aprovados no exame. A média de aprovação no país ficou em torno de 15%, segundo dados da OAB.
                    Os dados não consideram a análise dos recursos apresentados pelos candidatos, cujo resultado será divulgado no dia 4 de outubro. Segundo a OAB, em todo o país, cerca de 2 mil bacharéis entraram com pedidos de revisão.
                    Entre as nove universidades do Amazonas que oferecem o curso de graduação de Bacharel em Direito, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) apresentou o maior índice de candidatos aprovados.
                    Ainda assim, a instituição de ensino amazonense ocupa 77ª posição no ranking nacional, atrás de outras universidades da região norte como a Universidade Federal do Amapá (Unifap), que aprovou 36,3% de seus candidatos ocupando a 44º posição no ranking, além da Universidade Federal do Pará (UFPA), com índice de aprovação em 34%, ficando em 48º entre as universidades brasileiras.
                    O curso de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) teve o segundo maior índice de alunos aprovados no exame da OAB, com 21,3% de aprovação. A UEA ocupa a 105º posição no ranking nacional.
                    Entre as instituições de ensino com pior desempenho no Estado, segundo dados do portal IG, estão a Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), com 7,1 % de alunos aprovados, em seguida aparecem a Universidade Paulista (Unip), 5,5% de aprovação e, na pior colocação, o Centro Universitário do Norte (Uninorte), com índice de alunos aprovados em 5,1%, ocupando 715º posição no ranking que avaliou em todo o País 871 cursos de Direito.
                    Os dados são referentes ao 2º exame da OAB em 2011, realizado em julho e agosto. Anualmente três exames da Ordem são realizados para avaliar a capacidade dos bacharéis em Direito para o exercício da advocacia.
                    Apesar do baixo desempenho das instituições e ensino do Amazonas, o índice atual supera em poucos décimos o índice de aprovados no exame anterior aplicado em fevereiro e março , quando apenas 7% dos candidatos foram aprovados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário