domingo, 19 de junho de 2011

Chega ao fim a maior Conferência Estadual dos Advogados já realizada em Minas Gerais

*Fonte: OAB/MG.
                    Terminou neste sábado (18/6), no Grande Hotel Tauá, em Araxá, no Triângulo Mineiro, a XIV Conferência Estadual dos Advogados Mineiros, a maior já realizada em toda a história da advocacia no Estado. Foram três dias de atividades com a participação de cerca de 1.200 conferencistas, do presidente da OAB Federal, Ophir Cavalcante Junior, de 170 presidentes de Subseções, além de ministros, desembargadores, juízes e advogados que apresentaram palestras sobre temas atuais e relevantes do Direito Brasileiro. Segundo o presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves, a magnitude do evento e a significativa presença de público representam que a advocacia mineira caminha de mãos dadas em busca do fortalecimento da profissão, em sintonia com as decisões institucionais da Seccional e pensando de forma coletiva. “Tivemos aqui quase a totalidade de presidentes de Subseções e isto me deixa feliz porque representa que a gestão está sendo aprovada e ainda muito vamos fazer durante este mandato”, declarou.
                    Entre as autoridades presentes, fatos chamaram a atenção de todos os conferencistas, como a emoção do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Cláudio Costa ao se pronunciar em um dos painéis do evento quando revelou sua felicidade em “poder ser novamente advogado, mesmo que por poucos minutos”. Já Ophir Cavalcante, que esteve presente na abertura da Conferência, afirmou que acredita na força da advocacia mineira comandada pelo presidente Luís Cláudio que, segundo o dirigente nacional da entidade, vem, com o jeito “mineiro de ser”, conquistando toda a advocacia brasileira.
                    O governador Antônio Anastasia foi representado pelo controlador-geral do Estado, Moacyr Lobato. Também compareceram representantes do Poder Legislativo como o deputado federal, Gabriel Guimarães, o deputado estadual, Délio Malheiros e o vereador em Belo Horizonte, Joel Gomes Moreira Filho. Todos estes advogados.
                    Durante os trabalhos foram realizados sete painéis que trouxeram à baila assuntos atuais. Entre os mais de 30 palestrantes, estiveram nomes como o do ex-presidente da OAB/MG e conselheiro federal, Raimundo Cândido Júnior, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Carlos Alberto Reis de Paula, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Antônio Álvares, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Joelson Dias, entre outros.
                    Decisões importantes foram tomadas durante a Conferência. A nova tabela para pagamento dos dativos foi referendada pelos presidentes das Subseções e agora está próxima a assinatura de um convênio que representa significativo passo em busca do devido e célere pagamento aos advogados dativos. Além disso, foi assinado o convênio entre OAB/MG e Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MG), que isenta advogados portadores de doenças crônicas de pagar a anuidade, desde que estas também estejam na lista de isenção da Receita Federal.
                    Os eventos culturais durante a Conferência envolveram coquetel com apresentação do cantor e compositor, Paulinho Pedra Azul e, no encerramento, Feijoada com apresentação de um grupo de samba. Este último aconteceu por adesão.
                    No site da OAB/MG, pode ser conferida a cobertura completa da XIV Conferência Estadual dos Advogados Mineiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário