terça-feira, 24 de agosto de 2010

Olho por olho: baseada no sharia, Arábia Saudita poderá punir agressor deixando-o paralítico

*Fonte: Última Instância.
                    A justiça da Arábia Saudita está estudando a possibilidade de danificar a espinha dorsal de um homem como forma de punição baseado nos princípios da lei islâmica, conhecida como sharia.
                    De acordo com o jornal saudita Okaz, esta forma de punição foi proposta por Abdul-Aziz al-Mutairi, de 22 anos, que ficou paralítico e perdeu um pé depois de ser atacado com uma faca em uma briga com o homem, há dois anos.
                    O objetivo é fazer com que seu agressor sofra uma punição equivalente, já que segundo o sharia, os crimes devem ser punidos na base do "olho por olho".
                    O juiz Saoud bin Suleiman al-Youssef, na província de Tabuk, no nordeste do país, determinou que hospitais da região fossem consultados sobre a execução da sentença.
                    De acordo com a imprensa local, o Hospital Especializado Rei Faisal, disse que, por questões éticas, não seria possível fazer a cirurgia na espinha dorsal do homem. Já outro hospital afirmou ser possível realizar o corte da espinha dorsal, mas ainda não se prontificou a efetuar o procedimento.
                    Há dez anos, um egípcio teve seu olho removido cirurgicamente em um hospital saudita como punição por ter desfigurado um homem em um ataque com ácido, seis anos antes. Na ocasião, foi a primeira vez em 40 anos que uma corte saudita aplicou literalmente o princípio do "olho por olho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário