terça-feira, 22 de junho de 2010

Prisões têm escuta para gravar advogado e preso

*Fonte: Folha de São Paulo.
                    Relatório do próprio governo admite a instalação de equipamentos de gravação nos parlatórios, locais em que se realizam as conversas entre advogados e presos, das quatro penitenciárias federais do país, informa reportagem de Matheus Leitão e Lucas Ferraz, publicada nesta terça-feira pela Folha.
                    Segundo especialistas, a medida é inconstitucional, pois essas conversas deveriam ser invioláveis.
                    Em pelo menos um caso, que ocorreu no presídio federal de segurança máxima de Campo Grande (MS), o governo gravou conversas entre os detentos e os profissionais que os defendem.
                    O Ministério Público Federal investiga a instalação de equipamentos também nos locais para encontros íntimos da penitenciária.
                    O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcanti, questionou a possibilidade do uso dos aparelhos para gravação indiscriminada.
                    A instalação de escutas tem um grave problema: permite fazer a gravação antes e pedir autorização à Justiça depois, diz o advogado Ives Gandra Martins.
                    Em documento à OAB, o Ministério da Justiça alega que os equipamentos são voltados para "segurança" e "inteligência" e que o uso não faz parte da rotina das penitenciárias. Ocorreu em "caráter excepcional" e com "autorização judicial".
                    Procurado, o Ministério da Justiça não se manifestou oficialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário