terça-feira, 19 de março de 2013

Luís Carlos Gambogi tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça

*Fonte: OAB/MG.

                    O advogado Luís Carlos Balbino Gambogi tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na última segunda-feira, 18 de março, em solenidade na Unidade Raja Gabaglia. Comandada pelo presidente do Tribunal, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, a posse, bastante prestigiada, foi acompanhada pelo Tribunal Pleno, ex-desembargadores, operadores do Direito, parlamentares, prefeitos, magistrados e servidores da Justiça, além de familiares do empossado. Luís Carlos Balbino irá ocupar a vaga destinada ao quinto constitucional e tomará assento na 5ª Câmara Cível.
                    Citando o poeta argentino Jorge Luis Borges, em poema no qual tenta traduzir sua visão sobre os justos, o desembargador Joaquim Herculano observou que o escritor associa justiça a aspectos simples da vida, como a dedicação a um ofício. “Fala daqueles que são gratos e dos que não se acham detentores da razão. O exercício do Direito exige esse desapego. Muitas vezes, temos convicções, mas somos vencidos. Pode ser que, em um momento futuro, nosso entendimento passe a vigorar dentro do dinamismo da vida, do próprio Direito e da Justiça”, ressaltou.
                    Destacando a importância de se estar envolvido de corpo e alma ao ofício que escolhemos exercer, buscando sempre o bem, o presidente do TJ pontuou que “não é fácil a incumbência dos profissionais do Direito em uma época de tanta violência. As ações criminosas apontam, todos os dias, descaso com o semelhante. Parece mesmo que os valores estão deteriorados. Muitos acreditam que isso é um reflexo da confiança na impunidade”, disse.
                    Diante de ações criminais que desafiam a sociedade, o desembargador indicou que surgem muitas reflexões, como o questionamento sobre a necessidade de tornar as leis mais severas. “Enquanto o sonho de mais harmonia não se realiza, compete a nós, magistrados, o árduo ofício de julgar com o objetivo de apaziguar e inibir novas ações criminosas. Para uma tarefa tão complexa, é bom que tenhamos sempre novos olhares, outros obreiros. Por isso, estamos felizes com a chegada do nosso colega de magistratura”, declarou, dirigindo-se ao novo desembargador, a quem desejou uma trajetória de sucesso no TJMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário